PLANEJAMENTO 2023

Planejamento 2023 (PCA)

A UFG se prepara para atendimento do Decreto 10.947/2022, que "dispõe sobre o plano de contratações anual e institui o Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional".

Tendo em vista que a Universidade está vinculada a atender ao Decreto 10.947/2022, que "dispõe sobre o plano de contratações anual e institui o Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional", faz-se necessária a elaboração do novo PCA 2023 no âmbito da Universidade Federal de Goiás.

Nesta notícia estão incluídos: cópia do Decreto 10.947/2022; o cronograma fixo de elaboração do PCA no âmbito da UFG; link para acesso ao sistema PGC, que inclui instruções e vídeos; apresentação da DCOM para apresentação do sistema aos agentes de compras; tutorial tela a tela para preenchimento do PCA 2023; tutorial de como trocar senha do SIASG; link da gravação da reunião ocorrida em 15/02/2022.

Solicitamos que todos leiam o arquivo da APRESENTAÇÃO DA DCOM PARA OS AGENTES DE COMPRAS, pois lá estão descritos os principais aspectos dos cadastros dos itens do PCA, bem com ressaltadas as diferenças com relação aos cadastros dos anos anteriores.

Entre os pontos mais importantes estão:

- O Planejamento por parte das unidades/órgãos se dará pelo preenchimento dos Documentos de Formalização da Demanda (DFD's);

- O preenchimento dos DFD's deve ir até o nível de "itens" do CATMAT, portanto, não parar nos níveis "classe" nem "código PDM";

- Os DFD's devem levar em consideração a natureza dos itens, portanto, agrupar os itens semelhantes em um mesmo DFD é possível, mas itens de natureza muito diferente, sugere-se iniciar um novo DFD. Além disso, importante separar em DFDs diferentes aqueles itens com grau de prioridade ALTA do outros, uma vez que o sistema exige justificativa específica para esses itens de alta prioridade.

Com relação às senhas de acesso:

*NOVOS ACESSOS: Autuação de processo no SEI, solicitando perfil de cadastrador aos agentes de compras ou qualquer servidor designado pela Diretoria e cadastramento do PCA no sistema PGC. Lembrando que o processo deve ser individual. O tipo do processo é Documentação e Informação: Informática: habilitação/alteração/exclusão de usuário do SIASG. Preenchendo o formulário: Permissão de acesso ao SIASG, solicitando os Perfis: PAC – REQUI. Após criar o processo, favor enviá-lo à DCOM. E aguarde a senha por e-mail.

*PESSOAS QUE JÁ POSSUEM ACESSO, MAS PRECISAM RENOVAR A SENHA: Se for o mesmo servidor do último PAC solicitamos reenviar o mesmo processo que solicitou cadastro em 2019 e/ou 2020, preenchendo o formulário SIASG, solicitando Troca de senha.

ATENÇÃO: caso no momento do acesso apareça a mensagem de "Sistema indisponível", pode ser devido problemas com a senha. Nessa situação, tente trocar sua senha, seguindo os passos do arquivo abaixo COMO TROCAR SENHA SIASG.

Prazo para cadastro dos itens

O cadastro dos itens se dará entre 16/02 e 01/04/2022.

Verlany Marinho de Souza Biage
Direção – DCOM - 3521-1015 - diretoria.dcom@ufg.br

Dúvidas sobre:
*Senhas e novos acessos
Regiane Miranda – 3521-1019 - regianem@ufg.br

*Preenchimento do PCA e criação dos DFDs:
Webber Tavares de Carvalho – 3521-1012 - webbertavares@ufg.br / cap.dcom@ufg.br
*Catálogo de Materiais / CATMAT e CATSER:
Simone Mendes - 3521-1012 - simonemendes@ufg.br
Gustavo Xavier – 3521-1012 - gustavo.xavier@ufg.br