2 Encontro de gestores

2° Encontro de Gestores de Contratações - IFES do Centro-Oeste

As Diretorias de Compras da UFG, UNB e UFR colaboram na organização do evento.

Entre os dias 12 e 15 de agosto, o Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), localizado no Câmpus Universitário de Cuiabá, será palco do 2º Encontro de Gestores de Contratações das Instituições Públicas de Ensino Superior (IFES) da região Centro-Oeste. Este evento resulta da organização conjunta entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O objetivo do encontro é reunir líderes dos processos de compras e licitações de universidades e institutos federais da região para troca de experiências e aprendizados.

A primeira edição do evento, realizada em 2023, foi idealizada e promovida pelas Diretorias de Compras da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade de Brasília (UnB). As discussões centram-se na transição das leis de licitações e contratos, dando continuidade ao sucesso alcançado no 1º Encontro dos Gestores de Contratações das IFES do Centro-Oeste. Naquela ocasião, o foco esteve na atualização de regras para modernização, simplificação e garantia de maior flexibilidade aos processos licitatórios. O evento inclui debates para esclarecer dúvidas com especialistas sobre as inovações previstas no novo instrumento legal.

A organização do 2º Encontro está a cargo da Coordenadoção de Gestão de Contratações da UFMT e Diretoria de Administração do IFMT, com o apoio das Diretorias de Compras da UFG e UnB e também  da Diretoria de Compras, Licitação e Contratos da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). A expectativa é reunir até 200 servidores que atuam nas mais diversas áreas relacionadas às contratações das Universidades Federais e Institutos Federais de Ensino Superior do Centro-Oeste, bem como de demais órgãos federais interessados. A programação contempla palestras e trocas de ideias temáticas envolvendo a lei 14.133/2021. Veja aqui a programação do evento. 

A nova legislação ajusta modalidades de contratação, introduzindo o diálogo competitivo, uma fase prévia de conversação entre a administração e os licitantes para a escolha da melhor solução, e eliminando a tomada de preços e a carta-convite. Outra mudança significativa é a possibilidade de extensão dos contratos por até dez anos, em contraste com a validade de cinco anos na lei anterior. Com a atualização, as licitações passam a ser realizadas preferencialmente de forma eletrônica.