FAQ

Tire aqui suas dúvidas com as "Perguntas Frequentes" feitas pelos usuários do SIPAC e Agentes de Compras em geral

 

1) Como me tornar um AGENTE DE COMPRAS? Essa função é diferente do AGENTE PATRIMONIAL?

2) Quero iniciar um novo processo de compras, como proceder?

3) Tenho mais de 01 (um) Centro de Custo cadastrado no meu usuário do SIPAC. Se eu fizer uma NOVA REQUISIÇÃO, como saber de qual centro de custo será debitado o orçamento?

4) Meu Centro de Custo não aparece no meu usuário do SIPAC. Como faço para ter acesso a ele?

5) Terminei minha Requisição e não sei o que aconteceu com ela. Como faço para rastreá-la?

6) Preciso anexar orçamentos (cotação de preços) para iniciar um processo de compra? Como devem ser os orçamentos? Posso utilizar Atas de Registro de Preço em substituição a um orçamento?

7) Quero consultar Atas de Registro de Preços vigentes para realizar pedido/requisição de material. Como devo proceder?

8) Encontrei uma Ata de Registro de Preços de um outro órgão público com materiais de meu interesse para aquisição. Como faço para comprar esses materiais? É possível? 

 

RESPOSTAS

1) Como me tornar um AGENTE DE COMPRAS? Essa função é diferente do AGENTE PATRIMONIAL?

RESPOSTA: Sim, o AGENTE DE COMPRAS é uma figura com funções diferentes do AGENTE PATRIMONIAL.

O Agente Patrimonial é responsável pelo levantamento patrimonial da unidade, pela movimentação de bens no SIPAC e também por atuar junto à Comissão de Inventário de Bens Móveis do Departamento de Material e Patrimônio (DMP).

Para se tornar um Agente Patrimonial, é necessário que o DIRETOR da unidade solicite à PROAD (via Memorando) uma Portaria nomeando o servidor. A PROAD então encaminha a Portaria ao DMP para que este solicite, junto ao CERCOMP, o acesso ao SIPAC com o perfil relacionado.

Já o Agente de Compras é responsável pela Requisição de Bens e Serviços, para dar início a uma nova Aquisição/Prestação de serviço, bem como responsável pelo cadastro de fornecedores no SIPAC.

Para se tornar um Agente de Compras, é necessário que o DIRETOR da unidade solicite, junto ao CERCOMP, via GLPI, os perfis de REQUISITOR DE MATERIAL e CADASTRO DE FORNECEDOR para o servidor que ficará incumbido destas funções.

Além disso, solicitamos que seja enviado por e-mail à direção do DMP (diretoria.dmp@ufg.br) ou à secretaria do DMP (secretaria.dmp@ufg.br) os dados do novo Agente de Compras (e-mail e telefone), para que possamos manter sempre atualizada a lista de Agentes de Compras da Regional Goiânia, para transmissão de todos os informativos e demais atualizações relacionados à tal função. 

Ressaltamos que o servidor que tem o perfil de REQUISITOR DE MATERIAL também consegue fazer Requisições junto ao Almoxarifado.

 

2) Quero iniciar um novo processo de compras, como proceder?

RESPOSTA: A partir de Janeiro/2017, o antigo sistema SOLICITE/UFG deu lugar ao sistema SIPAC COMPRAS. Portanto, todos os novos pedidos devem ser processados através do SIPAC, passando a se chamar REQUISIÇÃO DE MATERIAL. 

Para entender o passo a passo do cadastro de uma nova requisição, CLIQUE AQUI

 

3) Tenho mais de 01 (um) Centro de Custo cadastrado no meu usuário do SIPAC. Se eu fizer uma NOVA REQUISIÇÃO, como saber de qual centro de custo será debitado o orçamento? 

RESPOSTA: Caso esteja em dúvida sobre qual Centro de Custo está utilizando e como alterá-lo para fazer uma Requisição. CLIQUE AQUI para ver o Tela a tela.

 

4) Meu Centro de Custo não aparece no meu usuário do SIPAC. Como faço para ter acesso a ele?

RESPOSTA: Se seu Centro de Custo não está relacionado ao seu usuário, você deve solicitar a PROAD (via Memorando) o acesso do Centro de Custo através do seu login do SIPAC. Neste Memorando é necessário informar seu login do Portal UFGNet. Depois disto, caso você possa ter acesso ao Centro de Custo, a PROAD irá repassar essa solicitação ao CERCOMP, via GLPI. 

 

5) Terminei minha Requisição e não sei o que aconteceu com ela. Como faço para rastreá-la?

RESPOSTA: Na opção buscar Requisições é possível verificar diversas informações, tais como:

      Número/Ano

      Status da Requisição

      Unidade Requisitante

•      Entre outras.

Dessa forma, você consegue localizar qual o “status” atual facilitando o acompanhamento e gerência de suas Requisições. Existem duas formas para acessar a “Busca de Requisições”. CLIQUE AQUI para verificar o passo-a-passo da pesquisa.

 

6) Preciso anexar orçamentos (cotação de preços) para iniciar um processo de compra? Como devem ser os orçamentos? Posso utilizar Atas de Registro de Preço em substituição a um orçamento?

RESPOSTA: Para ter mais informações sobre orçamentos (cotação de preços), acesse nesse site, o menu REQUISIÇÃO DE MATERIAL --> UTILIZAR ATA DE REGISTRO DE PREÇOS COMO COTAÇÃO DE PREÇOS (ORÇAMENTO), ou CLIQUE AQUI

 

7) Quero consultar Atas de Registro de Preços vigentes para realizar pedido/requisição de material. Como devo proceder?

RESPOSTA: Inicialmente, o requisitante deve acessar a Aba LICITAÇÕES --> REGISTROS DE PREÇOS DMP/UFG, aqui no site do DMP.

Na listagem, procurar a Ata de interesse e conferir se sua unidade tem permissão para utilizá-la, uma vez que há atas exclusivas para determinadas unidades e/ou Regionais. Depois, conferir a validade da ata, se ainda está em vigência.

Uma vez escolhida a ata e conferido o item desejado, acessar o SIPAC no PORTAL ADMINISTRATIVO e seguir o passo a passo para realizar a Requisição, conforme indicado AQUI

 

8) Encontrei uma Ata de Registro de Preços de um outro órgão público com materiais de meu interesse para aquisição. Como faço para comprar esses materiais? É possível? 

RESPOSTA: Sim, é possível aproveitar Atas derivadas de licitações de outros órgãos públicos para realizar aquisições de materiais (Adesão a Ata de Registro de Preços de outros órgãos). A limitação é que a ata seja de uma licitação de um órgão da Administração Pública Federal (NÃO PODE SER DE ÓRGÃOS DAS ESFERAS ESTADUAL NEM MUNICIPAL), e que ainda esteja vigente, uma vez que elas têm validade de 1 (um) ano a partir de sua assinatura.

Para realizar uma requisição baseada numa ARP de outro órgão, acessar a aba REQUISIÇÃO DE MATERIAL --> COMO CADASTRAR REQUISIÇÃO DE MATERIAL PARA REALIZAR ADESÃO A ATAS DE OUTROS ÓRGÃOS, clicando AQUI