Orientações para solicitação de Certificado Digital
Informamos que a UFG só tem autorizado os certificados digitais para servidores de órgãos que necessitam utilizar os sistemas estruturantes da rede SIASG. A UFG não autoriza certificados para assinatura de documentos nem mesmo para acesso ao SCDP.
Caso o(a) servidor(a) queira apenas a assinatura de documentos ou acessar e aprovar diárias no SCDP, isso pode ser feito atualizando o perfil para "ouro" da conta gov.br. Conforme publicado pelo CIDARQ: https://cidarq.ufg.br/
Tendo em vista que a DCOM é a gestora do contrato de emissão de certificado digital e-CPF para os servidores da UFG, divulgamos a seguir, os procedimentos necessários para solicitação desses certificados.
1ª ETAPA: A direção da unidade/órgão interessada deverá autuar um processo SEI, TIPO: Documentação e Informação: Solicitação de Certificado Digital, com nível de acesso: restrito, com o preenchimento do formulário tipo: Solicitação de Certificado Digital, onde o servidor e a direção assinam, solicitando a emissão do certificado digital. O formulário deve conter as seguintes informações do servidor:
- Nome completo
- CPF
- Telefone
- Cargo na UFG
- Se já possui ou não o token
- Justificativa da necessidade (quais sistemas o servidor irá acessar)
2ª ETAPA: Em seguida esse processo deve ser encaminhando à PROAD para aprovação, por ser a ordenadora de despesas da UFG.
3ª ETAPA: Após a devida aprovação, a PROAD encaminhará o processo, com o formulário à DCOM, para que a DCOM providencie a emissão do certificado digital.
4ª ETAPA: A DCOM irá encaminhar ao e-mail do servidor, citado no formulário, os procedimentos para solicitação do certificado no SOU GOV, haja vista que o Contrato atual é com o SERPRO e a solicitação é efetivada via SOU GOV.
5ª ETAPA: Assim que o servidor receber o e-mail da DCOM, deverá requerer o certificado no SOU GOV.
6ª ETAPA: A DCOM receberá essa demanda via SIGEPE para aprovação. Após a aprovação, a DCOM encaminhará um e-mail com as informações necessárias para instalação do certificado no token. Em seguida, a DCOM retornará o processo à unidade/órgão para ciência e conclusão do mesmo.
7ª ETAPA: No caso de o requerente estar solicitando também o token (caso não tenha o token ainda), ele deve se dirigir até a DCOM para entregarmos o dispositivo.
8ª ETAPA: Após a aprovação do certificado pela DCOM via Sigepe, o próprio requerente, de posse do token/dispositivo, deverá instalar o certificado no token. Seguindo as instruções do Cercomp, que consta no tutorial: INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO DIGITAL SERPRO.
Caso encontre dificuldades, o requerente deve abrir um chamado via GLPI, para que o CERCOMP auxilie no procedimento.
Salientamos que as demandas devem ser encaminhadas via SEI com no mínimo 15 dias de antecedência de vencimento do atual certificado, se for o caso.
Qualquer dúvida, favor entrar em contato com a direção da DCOM através do telefone (62) 3521-1015 (fixo e whatsapp) ou por e-mail: diretoria.dcom@ufg.br