Orientações para solicitação de Certificado Digital

Tendo em vista que a DCOM é a gestora do contrato de emissão de certificado digital e-CPF para os servidores da UFG, divulgamos a seguir, os procedimentos necessários para solicitação desses certificados.

direção da unidade/órgão interessada deve encaminhar à PROAD um ofício via sistema SEI (opção restrito no SEI), no qual solicita a emissão de certificado digital, com as seguintes informações acerca do servidor:

 

  • Nome completo
  • CPF
  • E-mail
  • Telefone
  • Cargo na UFG
  • Se já possui ou não o token
  • Justificativa da necessidade (quais sistemas o servidor irá acessar)

 

Após aprovação, a PROAD encaminhará o processo/SEI (opção restrito no SEIcom o ofício à DCOM, para que a DCOM providencie a emissão do certificado digital. 

O Contrato atual é com o SERPRO e a solicitação é efetivada via SIGEPE, portanto a DCOM irá encaminhar ao e-mail do servidor, citado no ofício, os procedimentos para solicitação do certificado no SIGEPE. Ressaltamos que, apesar da solicitação ser via SIGEPE, é necessária a autuação do processo SEI com o ofício para que a PROAD autorize, por ser a ordenadora de despesas da UFG. 

Assim que o servidor requerer o certificado no SIGEPE, a DCOM receberá a demanda via SIGEPE para aprovação. Caso a solicitação seja aprovada, a DCOM encaminhará um e-mail com as informações necessárias para instalação do certificado no token. Em seguida, a DCOM retornará o processo (opção restrito no SEIà unidade/órgão para ciência e conclusão do mesmo.

Salientamos que as demandas devem ser encaminhadas via SEI com no mínimo 15 dias de antecedência de vencimento do atual certificado, se for o caso. 

Qualquer dúvida, favor entrar em contato com a direção da DCOM através do telefone (62) 3521-1015 ou por e-mail: diretoria.dcom@ufg.br